23 de julho de 2024
Instituto Ressurgir
Atividades

Instituto RESSURGIR Sergipe concede entrevista para o Programa Congresso em Pauta

Na manhã de 13.06.2024, o Instituto RESSURGIR Sergipe, representado pela Conselheira Fiscal, Paula Fernanda Nascimento, concedeu entrevista para o Programa Congresso em Pauta, apresentado pela jornalista Aline Braga, para falar sobre a lei 14.857 de 21 de maio de 2024, que altera a Lei Maria da Penha para determinar o sigilo do nome da ofendida nos processos em que se apuram crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Na oportunidade também foi entrevistada a Dra Milena Ribeiro, advogada do Centro de Referência e Atendimento à Mulher da cidade de Lagarto/Sergipe.
A psicóloga Paula Fernanda, abordou os fatores psicológicos que acometem a mulher, vítima de violência doméstica, diante da pauta mencionada. Foi discutido os traumas, e como eles desorganizam a vítima, que se sente insegura, inferiorizada e menos preparada para lidar com a vida, desde a dificuldade de sair da relação. Que mesmo vivenciando um ciclo de incapacitação, ter que relatar e denunciar o companheiro. Foi pontuada também, a relevância da alteração na Lei Maria da Penha, como forma de proteger, e não revitimizar a vítima, resguardando-a da exposição, evitando “novas violências”.
A apresentadora questionou sobre a atuação do Instituto RESSURGIR Sergipe nesse cenário atual, e Paula Fernanda mencionou a relevância da formação de parceria com os equipamentos de acolhimento a mulher vítima, ações educativas, bem como palestras, que auxiliam na identificação da violência.

Assista a matéria aqui