27 de abril de 2024
Instituto Ressurgir

Projetos RESSURGIR Sergipe

Thaysa Nery

Por meio de entrevistas virtuais, em detrimento do cenário pandêmico atual, diversos projetos do Instituto Ressurgir foram implementados. Nesse período, inúmeras (os) convidadas (os) trouxeram para o debate as suas perspectivas, fomentando o combate e o enfrentamento à Violência contra a Mulher. Todas essas entrevistas enriquecedoras e maravilhosas estão disponíveis para você assistir e aprender muito, no nosso canal no Youtube, aproveite para se inscrever também. Ahhh! Nos acompanhe também pelo Instagram (@ressurgirsergipe). Clique no link abaixo que será redimensionado para o nosso canal no Youtube. Venha RESSURGIR com a gente!

https://www.youtube.com/channel/UCg3ZtTaS9FFH_0hXFH8_m2g?view_as=subscriber

Os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento são:

Projeto SORORIDADE 2020 – Por mais mulheres na política partidária, porque representatividade importa sim!
Objetivou conversar com mulheres, de todo o Brasil, pré-candidatas ao executivo e ao legislativo municipal.

 

Este projeto é O Futuro Veste Saias, ele é dirigido às Mulheres do Estado de Sergipe que se destacam na pauta da prevenção, combate e enfrentamento à Violência Domestica e Familiar contra a Mulher. Ele tem esse nome porque visa desmistificar o cunho pejorativo que é dado ao ato de vestir saias, afinal de contas, vestir saias é sinônimo de inteligência, competência, coragem, atitude e determinação.

 

Qual a sua luta?
Projeto que objetivou conversar com mulheres, que lutam pelos direitos da mulher, para além da Violência Doméstica.

 

Este projeto é o Agora é com Eles,  objetiva desmistificar a fala de que os homens são todos iguais e busca mostrar que se eles fazem parte do problema, devem buscar a solução juntamente com as mulheres.

 

Este projeto 1° Circuito de Lives RESSURGIR foi organizado com a finalidade de levar informações importantes ao público, sobre a violência contra a mulher, trazendo esclarecimentos sobre a lei Maria da Penha, a violência doméstica e familiar, sobre relacionamentos abusivos, sobre a relação estreita da violência doméstica como o suicídio, ressaltando a Campanha do Setembro Amarelo, destacado ainda o Outubro Rosa, para promover o auto cuidado feminino.

 

Os 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência contra a mulher e pela garantia dos seus Direitos Humanos, destacando datas importantes para o período, promovendo ações que mobilizem a sociedade.

 

O Lançamento deste card objetivou destacar a luta contra o racismo e a participação fundamental da mulher negra na construção de um mundo melhor para se viver.

 

Vídeo do Instituto RESSURGIR Sergipe, alusivo ao dia da Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra a Mulher

Este video foi lançado em alusão à Campanha Brasileira do Laço Branco, que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, pois já que eles fazem parte do problema, devem se fazer presentes na busca pela solução.

 

Dicas RESSURGIR para você é mais um projeto do Instituto RESSURGIR Sergipe, iniciado em 18 de janeiro de 2021, onde, duas vezes por semana, são apresentados pequenos vídeos com informações sobre os direitos humanos, protagonizados por profissionais diversas/os.

O 1° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada, Francione Gomes, que fala do Ser Humano como fundamento e a finalidade do Direito.

O 2° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Psicóloga, Paula Fernanda Xavier, que fala sobre O Trabalho análogo à escravidão.

O 3° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Conciliadora, graduada em Direito, Thairine Alves que fala sobre A luta pela efetivação dos direitos da mulher.

O 4° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela estudante do curso de Direito Kariny Freire, que fala sobre As graduações que possibilitam trabalhar em prol dos Direitos Humanos.

  O 5° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Camila Rodrigues, que fala sobre Os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, contidos na lei Maria da Penha.

O 6° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Valdilene Martins, que fala sobre Os eixos da Lei Maria da Penha.

O 7° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Noélia Sampaio, que fala sobre Assédio Sexual no trabalho.

O 8° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Jane Glecia Farias, que fala sobre Os Direitos Humanos para crianças e adolescentes.

O 9° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Luana Paulino, que fala sobre A omissão de socorro – artigo 135 do Código Penal

O 10° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Angela Borges Kimbangu que fala sobre A adoção e crianças pretas.

O 11° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Valdilene Oliveira Martins, que fala sobre A gestante e a lei do direito a acompanhante.

O 12° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Juliane Garcia, que fala sobre O 24 de fevereiro – dia da instituição do voto feminino.

O 13° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Magda Campos, que fala sobre A pessoa com deficiência.

O 14° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Valdilene Oliveira Martins, que fala sobre Os artigos 27 e 28 da Lei Maria da Penha.

O 15° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pelo advogado Marcelo Jacomossi, que fala sobre A participação no artigo 24-A da Lei Maria da Penha

O 16° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela Advogada Valdilene Oliveira Martins, que fala sobre O Auxílio Reclusão.

O 17° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pelo advogado Marcelo Jacomossi, que fala sobre A distinção entre Femicídio e Feminicídio.

O 18° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela advogada Elisângela Queiroz, que fala sobre Violência Obstétrica- parte 1/3.

O 19° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela advogada Elisângela Queiroz, que fala sobre Violência Obstétrica- parte 2/3.

O 20° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela advogada Elisângela Queiroz, que fala sobre Violência Obstétrica- parte 3/3.

O 21° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela advogada Valdilene Oliveira Martins, que fala sobre Alimentos

O 22° video do projeto Dicas RESSURGIR para você é protagonizado pela advogada Valdilene Oliveira Martins, que fala sobre O que fazer se uma pessoa do gênero masculino sofrer violência doméstica e familiar.

No mês da mulher, o Instituto RESSURGIR Sergipe lança o projeto O QUE É SER MULHER PARA VOCÊ?
O projeto tem por finalidade provocar uma reflexão sobre as limitações que as convenções sociais ainda impõem para as mulheres e será apresentado em quatro módulos, um a cada semana do mês de março.

1a Semana – 1° Módulo

2a Semana – 2° Módulo

3a Semana – 3° Módulo

4a Semana – 4° Módulo

Melhores momentos dos quatros módulos do projeto

 

Em maio, mês das mães, o Instituto RESSURGIR Sergipe lança o projeto: DESAFIOS DA MATERNIDADE!
Este projeto consiste na exibição de vídeos, durante todo o mês de maio, protagonizados por mães diversas e tem por finalidade provocar uma reflexão acerca do exercício da maternidade numa sociedade patriarcal.

1° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Eneyda Isnard

2° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Eryka Dantas

3° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Mariana Silva

4° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Karla Schostack

5° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Kitty Lima

6° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Simone Rodrigues

7° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Cristina Rochadel

8° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Tamires Franci

9° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Meire Mansuet.

10° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Euza Missano.

11° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Ana Carolina Jorge.

12° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Goretti Reis.

13° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Ana Marcia de Oliveira.

14° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Valdilene Martins.

15° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Carminha Mendonça.

16° video: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Dedinha Ramos.

17° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Valmiris Souza.

18° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Grasielle Vieira.

19° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Anelise Monteiro.

20° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Georlize Teles.

21° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Robéria Silva.

22° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Lenalda Gomes.

23° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Noélia Sampaio.

24° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Sandra Cruz.

25° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Ana Paula Trento.

26° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Jória Batista.

27° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Valéria Pelá.

28° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Marília Miranda.

29° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Lucilla Menezes.

30° vídeo: DESAFIOS DA MATERNIDADE, por Stela Vasconcelos.

O Instituto RESSURGIR Sergipe, iniciou um projeto com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino, através da divulgação dos trabalhos e produtos oferecidos por mulheres empreendedoras, em lives que ocorrerão mensalmente, onde as empreendedoras poderão fazer a sua própria divulgação de forma gratuita.
Qualquer empreendedora que tiver interesse de participar das próximas lives, é só entrar em contato com o Instituto, através do whatsapp – 79 98852-1850.

1° live do projeto, ocorrida em 07.05.2021

2° live do projeto, ocorrida em 08.06.2021

3° live do projeto, ocorrida em 22.07.2021

4° live do projeto ocorrida em 26.08.2021

5° live do projeto ocorrida em 27.09.2021, às 20h

6° live do projeto ocorrida em 25.10.2021

7° live do projeto ocorrida em 29.11.2021

8a live do projeto ocorrida em 15.12.2021

9a live do projeto ocorrida em 18.01.2022

10a live do projeto ocorrida em 22.02.2022

11a live do projeto ocorrida em 22.03.2022

12a live do projeto ocorrida em 14.04.2022

13a live do projeto ocorrida em 25.05.2022

 

TODA MULHER NEGRA É UM QUILOMBO!

Luta e resistência nas lições de Tereza de Benguela.

Durante o mês  de julho, mês de mobilização para uma maior visibilidade da luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, por uma sociedade mais justa, o Instituto RESSURGIR Sergipe tem a honra de apresentar, algumas mulheres negras que, em seus espaços de poder e atuação, fazem a diferença e ajudam a mover o mundo!

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” Angela Davis

 

Dia 01/07

 

Dia 02/07

Dia 03/07

Dia 04/07

Dia 05/07

Dia 06/07

Dia 07/07

Dia 08/07

Dia 09/07

Dia 10/07

Dia 11/07

Dia 12/07

Dia 13/07

Dia 14/07

Dia 15/07

Dia 16/07

Dia 17/07

 

Dia 18/07

Dia 19/07

Dia 20/07

Dia 21/07

Dia 22/07

Dia 23/07

Dia 24/07

Dia 25/07

Dia 26/07

Dia 27/07

Dia 28/07

Dia 29/07

Dia 30/07

Dia 31

Os 21 dias de ativismo têm como objetivo conscientizar e compartilhar informações para combater e prevenir todo tipo de violência contra o público feminino

 

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos a influência que o povo negro teve no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

 

Bazar Beneficente RESSURGIR Sergipe

 

I Bazar Beneficente – 07.05.2022
Com a finalidade de angariar fundos para os trabalhos e projetos de prevenção, combate e enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvidos pelo Instituto RESSURGIR Sergipe, no dia 07.05.2022, a partir das 09h, aconteceu o 1° Bazar Beneficente RESSURGIR.
O evento acorreu na sede do Instituto, que fica localizada na Av Pedro Paes Azevedo, nº 776, Galeria Reinert, Bairro Grageru, vizinho à Farmácia Pague Menos, em Aracaju/Sergipe.

 

 

II Bazar Beneficente – 23.07.2022
Com a finalidade de angariar fundos para os trabalhos e projetos de prevenção, combate e enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvidos pelo Instituto RESSURGIR Sergipe, no dia 23.07.2022, a partir das 09h, aconteceu o 2° Bazar Beneficente RESSURGIR.
O evento acorreu na sede do Instituto, que fica localizada na Av Pedro Paes Azevedo, nº 776, Galeria Reinert, Bairro Grageru, vizinho à Farmácia Pague Menos, em Aracaju/Sergipe.

 

 

III Bazar Beneficente – 03.12.2022
Com a finalidade de angariar fundos para os trabalhos e projetos de prevenção, combate e enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvidos pelo Instituto RESSURGIR Sergipe, no dia 03.12.2022, a partir das 09h, aconteceu o 3° Bazar Beneficente RESSURGIR, desta vez em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da ALESE, com o Instituto Social Agatha e com a Pastoral da Mulher da Igreja Católica.
O evento aconteceu na sede do Instituto, que fica localizada na Av Pedro Paes Azevedo, nº 776, Galeria Reinert, Bairro Grageru, vizinho à Farmácia Pague Menos, em Aracaju/Sergipe.
Na oportunidade, foi ofertado, ao público interessado, atendimento multidisciplinar (jurídico e psicossocial), com informações e orientações relacionadas à violência contra a mulher.