25 de abril de 2024
Instituto Ressurgir
Atividades

Instituto RESSURGIR Sergipe ministra palestra na associação dos moradores do bairro Soledade, em Aracaju/SE, a convite da ONG Corrente do Bem

Na manhã de 28.05.2023, o Instituto RESSURGIR Sergipe, representado pela tesoureira, Joelma Andrade Silva dos Anjos, ministrou palestra sobre: GÊNERO e a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, na associação dos moradores do bairro Soledade, em Aracaju/SE, a convite da ONG Corrente do Bem.
A membra apresentou o Instituto, ressaltando a sua importância enquanto dispositivo de acolhimento, orientação e encaminhamentos conforme as especificidades das demandas recebidas.
Fez uso do recurso da música: “Eu só Preciso Ser” (Sandy e Iza) como forma de sensibilizar e instigar a reflexão a despeito do lugar da mulher. A Roda de conversa, propiciou abordar sobre a educação machista e a reprodução desse padrão, destacando que ser mulher não implica na obrigatoriedade e visão estigmatizada pela sociedade: que todas as mulheres devem se casar e ser mãe, ou ainda manter um relacionamento disfuncional permeado de abusos. Ao final, através da escuta ativa e especializada, conversou com algumas das participantes e orientou sobre a busca e suporte na rede de apoio e serviços disponibilizados pela rede municipal. Distribuiu o violômetro e informou sobre contato do instituto.