18 de abril de 2024
Instituto Ressurgir
Atividades

Instituto RESSURGIR Sergipe realizou roda de conversa, sobre violência doméstica e familiar com professoras(es) e alunas(os) do ensino fundamental maior, da Escola Estadual Antônio Fontes Freire, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro

Na tarde de 24.02.2023, o Instituto RESSURGIR Sergipe, representado pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marta Soraya Andrade, realizou roda de conversa, sobre violência doméstica familiar,
com professoras(es) e alunas(os) do ensino médio da Escola Estadual Antônio Fontes Freire, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro. Com professoras(es), separadamente, focando a importância da Escola, como instrumento de erradicação da violência doméstica e familiar, ressaltando, que os preconceitos familiares reverberam dentro da sala de aula com a conivência escolar.
Com as(os) alunas(os) foi aplicada uma dinâmica com o uso do violentrometro, da qual participaram, aproximadamente, 100 alunas(os), momento em que foi provocada a seguinte reflexão: Eu já fui autor(a) ou vítima de alguma dessas fases do violentrometro?
De forma individual e grupal os relatos surgiram, profundamente contaminados de condutas abusivas, especialmente nos namoros.
A palestrante concluiu a conversa destacando a importância de buscar ajuda, procurar apoio, conversar com familiares, com alguém qualificado, na escola e, se for o caso, denunciar através de todos os contatos elencados no verso do violetrometro.