Na manhã de 22.12.2025, o Instituto RESSURGIR Sergipe, representado pela presidente, Valdilene Oliveira Martins, participou de um debate, juntamente com a Neuropsicologia, Janalice Carneiro, no programa Balanço Geral Sergipe, da TV Atalaia, apresentado pelo Jornalista Sérgio Cursino, para falar sobre os altos índices de violência contra a mulher e de feminicídios no Brasil e no estado de Sergipe.
O debate teve como foco a origem da violência contra a mulher e o que fazer para prevenir e combatê-la.
A violência contra a mulher tem raízes históricas e culturais profundas, originadas em sistemas de desigualdade de gênero e no patriarcado. O combate a esse problema exige uma abordagem multifacetada, combinando denúncias, políticas públicas, educação e mudança de normas culturais.
A naturalização da violência e a internalização do machismo na sociedade contribuem para que muitas vezes as vítimas sintam vergonha ou culpa, e achem que devem aguentar a situação.
O enfrentamento da violência contra a mulher exige a atuação articulada de toda a sociedade (governos, instituições, familias, comunidade e indivíduos).

